Propostas


2012 foi um ano de muitas conquistas para os estudantes da UFSM. A atuação do DCE garantiu o aumento do valor e do número de bolsas PRAE, as bolsas de formação estudantil aumentaram de 685 para 1000, o CESNORS abriu as CEUs IV e V, depois que os estudantes ocuparam a CEU em Frederico Westphalen. Foi o ano da maior ocupação da Reitoria de toda a história, ocupação onde o DCE ficou do primeiro ao décimo terceiro e último dia, conquistando as três refeições para os estudantes do campus em Santa Maria, a colocação de grades e a pavimentação das ruas na CEU II.
Porém muita coisa ainda precisa ser feita: no transporte público precisamos que os direitos dos estudantes e dos trabalhadores sejam respeitados; na Assistência Estudantil, os estudantes de Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões necessitam ter os mesmos direitos dos estudantes de Santa Maria, uma das pautas mais importantes em relação a isso é a assistência à saúde. Também necessitamos que a Universidade seja a mais plural, com todas as vozes e cores, que defenda uma educação valorizada, com a produção científica voltada às demandas da sociedade.


Propostas Gerais
 - Garantir a implementação das conquistas da ocupação da reitoria;
 - Avançar na Integração multicampi, construindo lutas e eventos comuns;
 - Por uma integração de verdade no transporte e pelo fim do limite da compra de meia-passagens;
- Promover debates e atividades visando o fim das opressões e preconceitos;
- Pela discussão democrática das normas das solenidades de formatura;
- Promover campanha pelo acesso a saúde para os estudantes, em especial os moradores das CEU´s;
- Por uma formação interdisciplinar, vinculada à prática e que integre ensino pesquisa e extensão;


Confira mais as Nossas Propostas:

Um comentário:

  1. Qual o posicionamento do "Vozes em Movimento", sobre o sistema de cotas para negros oriundos de escolas públicas nas universidades?

    ResponderExcluir